terça-feira, 21 de abril de 2020

Dia do Trabalhador - 1º de maio

22 de abril


DESCOBRIMENTO DO BRASIL OU 

CONQUISTA 

PORTUGUESA? 22 DE ABRIL
O dia do descobrimento do Brasil marca a vinda dos portugueses 

para conquistar o território brasileiro.
No dia 22 de abril, algumas pessoas comemoram no Brasil a chegada dos portugueses ao território onde hoje se localiza o país. Durante muito tempo, a versão oficial da história dizia que o Brasil fora descoberto por acaso após uma mudança de rota, inesperada, quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral estava no Oceano Atlântico. Nesta versão, com muita sorte Portugal havia conquistado a maior porção territorial de seu Império.

Selo criado em homenagem ao navegador português Pedro Álvares Cabral
Esta é a versão oficial da História, mas diversos historiadores a questionam.

A primeira pergunta que os historiadores fazem é: 

Afinal, o que houve foi descobrimento ou a conquista do Brasil? A palavra descobrimento está relacionada a uma descoberta, a algo desconhecido por outras pessoas. Porém, milhões de pessoas já habitavam o território “descoberto” pelos portugueses, os “índios”, que foram assim chamados em razão dos europeus acreditarem que teriam chegado à Índia. Dessa forma, como os portugueses poderiam descobrir algo que outros já conheciam? O que eles realizaram foi chegar a uma localidade já habitada, iniciando a partir daí a conquista deste território.
As outras perguntas são: os portugueses não sabiam mesmo da existência das terras? Será que teriam chegado por acaso no litoral brasileiro?
Há indícios de que o cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira havia participado de uma expedição secreta a esta região, para saber da existência de novas terras a oeste do oceano Atlântico, em 1498. Duarte Pacheco Pereira era um dos tripulantes da esquadra de Pedro Álvares Cabral. Essas evidências levam a pensar que os portugueses sabiam da existência das terras, e a passagem pelo litoral do Brasil não havia sido por acaso, mas sim para conhecer o local e afirmar ao mundo europeu que esse território pertencia à porção portuguesa do globo terrestre, o que foi definido na partilha do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494.